A CIMBAL- Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo aprovou durante a reunião desta semana realizada no dia 11 de novembro, o maior orçamento de sempre para 2025 no valor superior a 14 milhões de euros, informação confirmada à Planície pelo 1º Secretário da entidade, Fernando Romba.
“Vamos tentar implementá-lo e executá-lo o máximo possível”, assegurou o responsável e adiantou que também foi igualmente aprovado “o PAMUS – Plano de Acção da Mobilidade Urbana Sustentável com um capítulo exclusivamente dedicado ao Transporte Flexível para a região, um programa transversal aos 13 Municípios CIMBAL, onde Moura está contemplada. Na realidade este plano sectorial abrangente, permite responder aos desafios da mobilidade urbana, ambiental, social e económico e de emprego. Foi ainda ratificado por unanimidade, as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de 2025/2029.
Após a reunião, os autarcas presentes, a convite da presidente do IP Beja, Maria de Fátima Carvalho, efectuaram uma visita às obras da nova Residência Estudantil do IP Beja, aprovada no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) em parceria com a Câmara Municipal de Beja, num investimento total de cerca de 20 milhões de euros. Este projecto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência permitirá reforçar a oferta no IP Beja, proporcionando 503 novas camas, num alojamento estudantil de carácter inovador, aumentando a atractividade de estudantes para o território.