Dia Mundial da Diabetes – Dados no concelho de Moura são preocupantes

14 de novembro, uma data que não pode ser esquecida e que remete para o Dia Mundial da Diabetes com o slogan da campanha para este ano “Diabetes e bem-estar”. Caracteriza-se por ser uma condição crónica, que se manifesta quando o corpo não produz insulina suficiente, o que faz com aumente o nível de açúcar no sangue (glicose).
Em estúdio, as enfermeiras Carla Fernandes e Milene Madaleno da Unidade de Cuidados à Comunidade do Centro de Saúde de Moura, uma unidade de proximidade à população, partilharam com a Planície algumas informações pertinentes sobre a doença com especial enfoque na Diabetes Tipo 2, relacionada com factores como o excesso de peso, a obesidade, o sedentarismo, uma alimentação pouco saudável e a falta de exercício físico.

A palavra de ordem neste caso é a prevenção, isto porque esta condição começa a manifestar-se cada vez mais cedo, a partir dos 30/40 anos, com uma taxa de maior incidência entre os 50/60 anos.
No concelho de Moura “os números são de facto preocupantes” de acordo com as enfermeiras do Centro de Saúde de Moura. “Em 2022 foram diagnosticados 1554 utentes, um número que escalou em 2023 para 1585 e em 2024 aumentou para 1611”. Já o distrito de Beja, “é um dos mais afectados tanto em incidência da diabetes Tipo 2, como em prevalência das comorbilidades associadas (patologia que se desenvolve num indivíduo em simultâneo com outra preexistente), o que pode ser explicado pela cultura gastronómica rica em hidratos de carbono e carnes gordas, mas também pela dificuldade de acesso aos cuidados de saúde”, referiram as profissionais de saúde.

A ampliação dos números levou à criação de um importante serviço em 2018, o único do distrito e que está instalado no concelho de Moura e que responde também a Barrancos: a teleconsulta de diabetologia onde em Moura está a enfermeira Carla Fernandes, consulta esta que é feita em articulação com o Hospital de Beja e com a equipa de Diabetologia da Drª Isabel Ramôa, com o apoio dos enfermeiros Guida Brisos e Bruno Grou. Os resultados deste acompanhamento “têm sido muito positivos”, um dado importante mencionado pelas enfermeiras.
Fique atento aos sintomas de cansaço físico, ligeiramente diferentes do habitual e que limitam algumas tarefas do dia-a-dia, ao aumento da sede mesmo sem calor, a necessidade frequente de micções, o aumento de apetite, com alguma ocorrência de tonturas e visão turva. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais precocemente esta condição pode ser tratada.
A Diabetes Tipo 2 pode ser prevenida com hábitos de vida saudáveis, maior ingestão de frutas e legumes e menos hidratos de carbono e a prática de exercício físico.

Scroll to top
Close
Browse Tags