Os Vinhos do Alentejo viajaram até Espanha para apresentar as práticas sustentáveis da região vitivinícola alentejana numa iniciativa do Instituto Tecnológico Agrário de Castela e Leão dirigida a viticultores e outros profissionais do sector. Este junta-se às inúmeras vezes que o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) tem vindo a ser encarado como um exemplo ao nível internacional. João Barroso, coordenador do PSVA, é o único português a participar neste Curso Superior de Viticultura Sustentável e na passada terça-feira, 05 de novembro, colocou em cima da mesa o tema “Os pilares práticos de uma indústria vitivinícola mais sustentável”.
Para o Engenheiro Ambiental “é uma honra para os Vinhos do Alentejo e para o PSVA serem reconhecidos internacionalmente como um exemplo de práticas sustentáveis no sector vitivinícola. Levar a experiência e as conquistas da nossa região além-fronteiras é uma oportunidade de reafirmar o compromisso do Alentejo com práticas que respeitam o meio ambiente, conservam os recursos naturais e promovem uma produção mais responsável e equilibrada.” O objectivo deste curso do Instituto Tecnológico Agrário de Castela e Leão é transferir práticas e técnicas agrícolas que permitam a produção de uvas de alta qualidade de maneira sustentável.
Recorde-se que, desde o lançamento em 2015, a iniciativa de desenvolvimento sustentável da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana já foi reconhecida internacionalmente, com inúmeros prémios, desde o “The Drinks Business Green Awards”; os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, uma iniciativa da Comissão Europeia e coordenada, em Portugal, pelo IAPMEI; o título de Embaixador Europeu de Inovação Rural pelo projecto LIAISON, uma Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade Agrícola e Sustentabilidade lançada, igualmente, pela Comissão Europeia, entre outros.