A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT) é promotora do workshop “O Turismo Nocturno – Perspectivas de Desenvolvimento na Raia” que se realiza hoje, 12 de novembro, no Forte da Graça, na cidade de Elvas. Esta iniciativa faz parte do projecto ILUMINA, uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Interreg POCTEP 2021-2027, para a cooperação transfronteiriça da União Europeia, de projectos de desenvolvimento e cooperação entre Portugal e Espanha, com dotação financeira de fundos FEDER. O plano iniciou em julho do corrente ano e terminará em junho de 2026. A dotação financeira total de 1,74 mil euros, tendo sido atribuída à ERT uma verba de 190.979,39 mil euros.
A Fundación Iberdrola España é a líder da parceria, que conta com vários sócios portugueses, entre eles, a ERT (Turismo do Alentejo), ARPTA (Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do Alentejo e Câmara Municipal de Campo Maior. No que diz respeito aos sócios espanhóis, integra a Dirección General de Turismo de Extremadura, Cluster del Turismo de Extremadura, Hermandad Nuestra Sra de Carrión (Alburquerque) e o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara.
O ILUMINA, tem como principais objectivos a promoção do desenvolvimento turístico, económico e social do espaço transfronteiriço, através da iluminação de elementos do património histórico-cultural e da criação de roteiros que aliam o turismo de natureza, histórico, cultural e gastronómico. A sua concretização irá permitir materializar entre outros projectos, a criação e a adaptação da marca “Destino de Turismo Cultural Noturno” da Euroregião EUROACE.
“O evento a realizar será pioneiro na abordagem desta temática e determinante para a prossecução do diagnóstico turístico da Eurorregião Euroace, assim como, para o desenho das rotas e demais suportes informativos, aliados à estruturação deste produto turístico e da marca ‘Destino Cultural Noturno’”, menciona a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.