Castro Verde foi a vila escolhida para a abertura de um novo centro de recolha de pneus usados no Centro de Gestão de Resíduos de Aivados, onde a Tecnovia reforça agora a sua presença no sector da gestão de resíduos, fruto de uma parceria estratégica com a Valorpneu, entidade licenciada para a administração do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU).
Reciclagem e compostagem – Resialentejo em primeiro lugar a nível nacional
A empresa portuguesa que actua nas áreas de engenharia, construção, indústria, concessionárias e imobiliária, passa a integrar a Rede Nacional de Recolha da Valorpneu, fortalecendo a eficiência e a qualidade do Sistema de Gestão de Pneus Usados nos concelhos do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral. “Esta rede desempenha um papel crucial na gestão sustentável de pneus em fim de vida, minimizando os impactos ambientais e incentivando a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, em alinhamento com os princípios da economia circular”, referenciou a Tecnovia.
Localizado no concelho de Castro Verde, próximo ao IC1 e a 9 km de Ourique, o Centro de Gestão de Resíduos de Aivados é um dos oito centros do Grupo Tecnovia de gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) e outros resíduos não perigosos. Com licença para recepção, triagem e armazenagem de variados resíduos, o centro recebe uma ampla gama de resíduos, tais como betão, tijolos, ladrilhos, telhas, metais, misturas betuminosas, alcatrão e outros. A infraestrutura está equipada com os recursos que permitem oferecer soluções integradas de gestão de resíduos, incluindo recolha, triagem, transporte, tratamento, reciclagem e valorização dos Resíduos de Construção e Demolição.