Durante esta semana decorre mais uma edição da Feira do Capital Humano, uma iniciativa do EUROPE DIRECT Baixo Alentejo, realizada em parceria com a Escola Profissional de Moura. Entre os dias 11 e 14 de novembro, a Escola Profissional de Moura receberá quatro sessões, sempre às 10h30, subordinadas a temas relacionados com o emprego, a formação e o voluntariado no espaço da União Europeia.
No dia de hoje, no arranque da actividade, aprende-se mais sobre o CV Europass; no dia 12 a abordagem é sobre o Programa Erasmus e o Corpo Europeu de Solidariedade. Ricardo Cataluna, Técnico do Europe Direct do Baixo Alentejo, destacou este tema junto da Planície com uma abordagem ao voluntariado “ao nível da União Europeia, um factor muito valorizado hoje em dia no mercado de trabalho”. O dia 13 será dedicado à Rede EURES, a Rede Europeia de Emprego, que tal como explicou o técnico “em Portugal é representada pelo IEFP, onde se falará sobre os cuidados e as ofertas de trabalho a nível da Europa”. No último dia, 14, abordar-se-á as carreiras europeias. Nesta ocasião estará presente um representante do Centro de informação europeia Jacques Delors e destacará a importância do trabalho dentro das instituições da União Europeia. Nesse sentido, Ricardo Cataluna focou-se num ponto realmente interessante. “Há neste momento uma grande falta de portugueses a trabalhar nestas instituições e achámos que seria importante numa feira deste tipo para disseminar informação referente a esta matéria”, afirmou.
Sandra Nogueira, Directora Técnico-Pedagógica da Escola Profissional de Moura referiu à Planície a importância deste encontro para os alunos da instituição de ensino. “É sem dúvida uma mais valia para a Escola Profissional de Moura ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos alunos, uma vez que oferece a oportunidade de participarem em vários workshops e palestras com temas muito variados, como a elaboração de um currículo, o programa Erasmus e o conhecimento de oportunidades de trabalho ao nível da União Europeia. Aproveito a oportunidade para convidar a população de Moura a vir à EPM”, reforçou a Directora Técnico-Pedagógica da EPM.
A Feira do Capital Humano que decorre entre os dias 11 e 14 de novembro na Escola Profissional de Moura, representa uma oportunidade interessante de aceder, presencialmente, a informação que normalmente não está tão disponível. O evento é aberto à comunidade e de acesso gratuito. O objectivo do certame passa sobretudo por valorizar as pessoas da região, dotando-as de ferramentas que sejam benéficas para o seu trajecto pessoal, académico e profissional.