Esta sábado fala-se de Menopausa no Cineteatro Caridade em Moura

O Centro de Saúde de Moura, mais precisamente a Unidade de Cuidados na Comunidade, organiza este sábado, 9 de novembro, a partir das 14h30, no Cineteatro Caridade, em Moura, a Conferência da Mulher em que o tema é “Ouvir e falar da Menopausa”.
Jesus Caeiro, enfermeira da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, especialista em Saúde Materna e Obstétrica nos Centros de Saúde de Moura e Barrancos, promoveu este encontro que surge a propósito do Dia Internacional da Menopausa, assinalado a 18 de outubro, mas que por motivos de agenda, só foi possível destacar este sábado.

leia também
IPBeja disponibiliza consultas de Saúde Mental aos alunos

A especialista e toda a equipa que participa na conferência, não quiseram deixar de falar no assunto, “porque efectivamente é um tema que é muito importante na vida de todas as mulheres e que muitas vezes se menospreza, sobretudo quando falamos dos sintomas. É uma fase que arrasta uma crise enorme na vida das pessoas e que muda muita coisa”, palavras de quem convive diariamente com a questão através das utentes que procuram uma resposta no Centro de Saúde de Moura e que muitas vezes não existe devido à falta de consultas.

leia também
Hoje é Dia Mundial da Saúde Mental – Médica Helena Arvelos fala sobre o assunto

Jesus Caeiro espera ter casa cheia, o convite é feito a todas as mulheres que quiserem aparecer sem qualquer tabu. “Vamos ter connosco muitas mulheres, algumas já na menopausa, outras que ainda não estão nesta fase, mas que podem prevenir alguns sintomas. Temos para oferecer os conselhos de uma médica de Moura, a Drª. Helena Arvelos que nos irá dar uma ajuda em termos de terapêutica; vamos ter a Nutricionista da Unidade Local de Saúde, a Drª. Bárbara Valadas já que queremos dar a ideia de que a menopausa precisa de um acompanhamento multidisciplinar. Já temos a parte clínica, de nutrição e vamos ter também a parte de Psicologia com a Drª. Sofia Melo que nos irá dar alguns conselhos preciosos. Como não podia deixar de ser, a questão do exercício físico também será abordada com a professora Teresa Infante que nos irá surpreender”.
A menopausa, vivida por algumas mulheres sem qualquer tipo de sintomas e receios e sentida por outras, como o mais difícil período de mudanças ocorrido no organismo e que se reflecte na forma física e no bem-estar emocional. Este sábado, 9 de novembro, o encontro é no Cineteatro Caridade, em Moura, na Conferência da Mulher, dedicada ao tema.

Scroll to top
Close
Browse Tags