A Câmara Municipal de Moura aprovou no dia 30 de outubro, em Reunião de Câmara, o início do procedimento para concurso público referente à Empreitada de Reabilitação da Esplanada Mercedes, em Amareleja.
O espaço da antiga Esplanada Mercedes e Fábrica de Moagem, segundo a autarquia de Moura, “é um imóvel de grande valor simbólico para os habitantes da Amareleja. Foi nesta fábrica que se produziu a primeira energia eléctrica da vila, que abastecia não só a unidade fabril, mas também algumas residências”. O local funcionou também como sala de cinema ao ar livre e foi palco de muitas das festividades locais.
O estado de ruína em que o edifício se encontra “determinou a necessidade da sua reabilitação”, justificou a Câmara.
O objectivo é que o local ocupado pela antiga fábrica e Esplanada Mercedes “se torne um local central de Amareleja, que promova o convívio local e seja um espaço de lazer capaz de fomentar novos hábitos de usufruto e apropriação pela comunidade”, segundo informou à Planície o presidente da Câmara de Moura, Álvaro Azedo.
A empreitada tem um preço base de 1.191.995,50 euros e perto de 240 dias para que seja concretizada. A previsão de finalização do projecto “que vai mudar o centro de Amareleja”, como afirmou o autarca de Moura, é a de que na próxima “Santa Maria”, data celebrada em meados de agosto em Honra de Nª. Srª. da Assunção, “já se possam realizar (no local) grande parte das actividades e dos festejos”, pontualizou Álvaro Azedo.