V Festival Território Hospitalário chega a Serpa nos dias 1 e 2

A Alcáçova do Castelo de Serpa volta à Idade Média, nos dias 1 e 2 de novembro, com a realização do V Festival Território Hospitalário. Durante dois dias, convidam-se todos os interessados em conhecer melhor o passado medieval de Serpa, a assistirem a demonstrações de combates e experimentarem equipamentos e armas, participarem numa acção de formação sobre cavaleiros hospitalários e muito mais.
O Festival Território Hospitalário, que teve início em 2020, juntou os Municípios de Serpa, Arronches e Aracena, com o objectivo de promover um projecto de divulgação cultural e patrimonial assente na história medieval comum destes territórios, referente à presença da Ordem dos Hospitalários.

Para hoje, dia 1, sexta-feira, o programa entre as 14h30 e as 16h30 contempla a Reconquista Cristã e a presença Hospitalária (1246-1281), com demonstração de combate entre muçulmano e hospitalário. Às 15h30 decorre a acção de formação Equipamento e armamento de um Cavaleiro Hospitalário.

No sábado, dia 2, entre as 10h30 e as 12h30, há os Besteiros do Conto no cerco de Portalegre (1299) com demonstração de tiro com besta. Às 14h30 e 16h30, a Incursão de Antão Vasques a Castela (1385) e demonstração de combate entre português e castelhano. Perto das 15h30, acontece a acção de formação Equipamento e armamento de um Cavaleiro Hospitalário.
Em permanência das 9h00 às 17h30, haverá na Alcáçova do Castelo de Serpa, tendas de época com exposições de réplicas de equipamento militar de várias ordens militares e equipamento civil. Como nota a informar, as demonstrações têm a duração de 30 minutos, seguindo-se um período de interação com o público.

Scroll to top
Close
Browse Tags