Cáritas de Beja sensibiliza estudantes para a integração de migrantes

O CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes recebeu no passado dia 22 de outubro, na sede da Caritas Diocesana de Beja, uma turma de estudantes de 1.º ano da licenciatura em Geografia da Universidade de Évora.
O objectivo desta visita foi dar a conhecer e sensibilizar os alunos para o trabalho realizado pela Cáritas através do CLAIM com a comunidade migrante, tendo por base aspectos relacionados com o trabalho digno, habitação e integração na comunidade.
Para além da equipa do centro, foram convidados a participar e a dar o seu testemunho, Joaquim Mósca, professor e voluntário na aprendizagem informal da língua portuguesa, assim como alguns migrantes que participam nestas aulas de português, como uma boa prática para a integração dos migrantes em Beja.

A coordenadora do CLAIM, Teresa Martins, deixou uma importante nota sobre o conhecimento de quem contacta diariamente com a situação. “A chegada de migrantes à nossa diocese constitui um custo de vidas inaceitável e uma violação de direitos, como resultado de políticas que se esquecem que por detrás de cada decisão de abandono de um país, de uma casa, de um emprego e de uma vida, existem pessoas cujos Direitos Humanos devem ser protegidos e garantidos”.

leia também
Baixo Alentejo – ULSBA organiza encontro sobre violência nos migrantes

Perante esta realidade, a Cáritas Diocesana de Beja tem procurado responder ao desafio das migrações integrando a rede de Centros locais de Apoio à Integração de migrantes (CLAIM´s), em que procura desenvolver um trabalho comum que assenta na defesa da dignidade e dos direitos humanos e que visa oferecer uma resposta coordenada à realidade das migrações; uma realidade que se tem agravado nos últimos anos.
O Projecto CLAIM – Cárita Diocesana de Beja é apoiado pelo Programa FAMI 2030 e pela União Europeia.

Scroll to top
Close
Browse Tags