O Município de Cuba foi um dos escolhidos pela Zero – Associação Ambientalista para o projecto Climathon – Maratona pelo Clima, financidado pelo programa “Acção climática e participação pública” da Fundação Calouste Gulbenkian, no sentido de envolver a população como parte essencial no processo de decisão sobre o que fazer em relação às alterações climáticas.
A Maratona pelo Clima consiste em três sessões de participação pública, que ocorrerão em três sábados diferentes, das 10h00 às 13h00, seguidas de um almoço convívio aberto a todos os participantes. A Zero explica que estas sessões terão o foco em tornar acessível o conhecimento científico por detrás das alterações climáticas e, simultaneamente, criar um ambiente informal para fomentar uma participação positiva, construtiva e sem julgamentos.
Durante os encontros serão dinamizados exercícios, maioritariamente em grupo, para desbloquear ideias e conceitos, inicialmente com o objectivo de capacitar, de forma a culminar na criação e apresentação de propostas concretas para serem implementados num futuro próximo por cada um dos executivos municipais. Além de Cuba, Silves na região do Algarve também participa no projecto.
As sessões decorrem entre os meses de outubro, novembro e janeiro de 2025. No Alentejo serão no Museu Literário Casa Fialho d’Almeida e no Algarve, irão acontecer no Centro de Estudos Luso-Árabes e Mediterrânica.