Serpa assinala Dia Municipal para a Igualdade com mural urbano

No âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, data celebrada a 24 de outubro, o Município de Serpa promoveu a instalação de uma obra de arte urbana, o mural em progresso junto às Piscinas Municipais, da autoria de Mariana Duarte Santos, em que uma das mulheres homenageadas é Angela Davis. Professora, filósofa, intelectual, pacifista e activista pelos direitos das mulheres, da população negra e pelos direitos civis, é uma das activistas mais relevantes da actualidade.

Nasceu em 1944, em Birminghan, Alabama, um dos estados mais racistas dos Estados Unidos da América. Durante a infância viveu num bairro pobre de maioria negra, apelidado de “Dynamite Hill”, alvo de vários ataques à bomba praticados por membros da Ku Klux Klan. Uma bolsa permitiu-lhe ir para Nova Iorque e formar-se em Filosofia. No seu percurso de activista, esteve presa durante 18 meses e depois de um julgamento mediático, foi libertada. Angela Davis tem contribuído activamente para o reconhecimento de direitos da população negra e de outras minorias sociais.

Outra das mulheres retratadas é Maria Lamas, nascida a 6 de outubro de 1893 em Torres Novas. Escritora, tradutora, intelectual, activista política feminista e uma das primeiras mulheres jornalistas em Portugal. A luta pelos direitos das mulheres e pela sua dignificação e a paz foram as suas grandes causas. Escreveu para os jornais “O Século”, “O Almonda”, “A Joaninha”, “A Voz”, “A Capital” e o “Diário de Lisboa”. Publicou poemas, crónicas, novelas, folhetins, textos para crianças, adolescentes e mulheres, sendo estes últimos de cariz interventivo e político sobre a reivindicação dos direitos das mulheres. Serpa homenageou-a atribuindo o seu nome ao Cineteatro Municipal de Vila Nova de São Bento.

Scroll to top
Close
Browse Tags