Moura – Hoje fala-se de autismo no Centro Escolar dos Bombeiros

No âmbito da celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) que se assinala em outubro, uma das coordenadoras das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Moura, Anabela Patrício, destacou junto da Planície a importância e o papel que a biblioteca desempenha na escola, com diversas actividades relacionadas com a leitura.

As iniciativas dizem respeito “à promoção de sessões de leitura com várias turmas, as chamadas “Leituras Dialogadas” e hoje, 23, vamos ter um encontro com uma das autoras do livro “O Meu Amigo João”, a Ana Pereira, que vem ao Centro Escolar dos Bombeiros Voluntários de Moura e vai estar com turmas do pré-escolar e do 4º ano. O que é que este livro tem de interessante? O protagonista é uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Pensamos que além da oportunidade única dos miúdos estarem com a pessoa que contou a história, também pensamos que educar na inclusão e na tolerância implica compreensão” explicou a docente. “A autora irá explicar às crianças o que é o autismo e como é que é a vida de uma criança autista”, sublinhou a responsável das Bibliotecas Escolares, um trabalho feito em conjunto com a professora Purificação Pica. “O nosso objectivo é promover a leitura que passa também por conhecer quem escreve”, referiu Anabela Patrício.

“O Meu Amigo João” foi escrito por Ana Pereira, Ana Sofia Mina e Helena Santos, motivadas pela sua prática profissional e porque sentem que “as que as crianças com autismo, as suas famílias e as suas necessidades, ainda são, muitas vezes, incompreendidas. O objectivo deste livro é que o autismo seja compreendido nas salas de aula, pelas crianças e pela comunidade escolar no geral”, pode ler-se na descrição deste livro especial.

Scroll to top
Close
Browse Tags