No Dia Mundial da Alimentação – Escolas de Moura e Amareleja promovem hábitos saudáveis

16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, mais do que nunca, as atenções estão viradas para os bons hábitos à mesa como prevenção de uma saúde equilibrada logo desde tenra idade. A data levou o G.A.A.F. de Moura, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família a lançar um desafio aos estudantes dos 5º, 6º e 7º anos da Escola Básica de Moura (Ciclo Preparatório) na preparação de um “Pequeno-almoço saudável” a partir das 9h30, com encontro marcado na sala de convívio.

Individualmente ou em grupo, os participantes devem usar a imaginação e elaborar a principal refeição do dia com o critério de respeitar a Roda/Pirâmide dos Alimentos, acompanhada de uma bebida escolhida pelo/a “Chef”. O resultado final será avaliado pelo júri com os critérios de sabor, criatividade, nutrição, equilíbrio e sustentabilidade, com prémios atribuídos aos 1º, 2º e 3º lugar.
À semelhança dos anos anteriores, as escolas do 1º ciclo não ficaram atrás e os docentes solicitaram aos alunos que levassem na lancheira de hoje, uma peça de fruta para preparar uma sobremesa apetitosa e sadia.

Por outro lado, os alunos do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira prepararam um dia singular para a comunidade com várias iniciativas divertidas e educativas direccionadas ao convívio de pais e filhos e de boas escolhas alimentares. A data surge como a oportunidade para lançar a revista “Roma & Catalomas” do projecto escolar “Oficina do Tempo”, onde se regressa “à comida da avó”, aos encontros de chás, mas sobretudo a um “espaço de liberdade, criatividade e cultura, onde cada edição trará novas perspectivas e histórias”. O convite é para uma viagem de “partilha de saberes feitos por gente que nos definem”, lê-se na nota do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira, em Amareleja.

Scroll to top
Close
Browse Tags