O Orçamento do Estado para 2025 inclui dois aspectos de grande relevância para a região do Baixo Alentejo. Desde logo a requalificação e ampliação do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, um compromisso que na opinião do deputado do PSD eleito pelo distrito, “é um sinal muito positivo e decisivo”, de uma obra “reivindicada por nós há muitas décadas e que agora houve coragem política para lhe dar seguimento caso o Orçamento do Estado seja viabilizado”. Foi desta forma que Gonçalo Valente “manifestou a sua satisfação e agradecimento” neste que é um investimento “prioritário para o Baixo Alentejo”.
O deputado assinalou ainda outro recurso que também está exposto no documento que gere as finanças do país e que tem a ver com parte das acessibilidades. A ligação eléctrica ferroviária Beja/Casa Branca pode vir a ser uma realidade na região, pelo menos essa é a intenção do Partido Social Democrata, um troço que representa a redução substancial de viagem entre a capital do Baixo Alentejo e a capital do país e uma preocupação ambiental evidente.
Gonçalo Valente eleito Vice-Coordenador da Comissão de Agricultura e Pesca
O Orçamento do Estado vai ser discutido na generalidade nos dias 30 e 31 de outubro com o calendário a apontar a discussão na especialidade na semana entre 22 e 28 de novembro.