Bombeiros de Moura com donativo de 11 mil euros em dia de aniversário

A data de hoje, 15 de outubro, assinala uma importante efeméride para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Moura, são 77 anos ao serviço da comunidade. A celebração, vai reunir hoje a partir das 11h00 no quartel dos bombeiros além da corporação, o presidente da direcção, Manuel Catarrunas, o presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo e o ex-presidente da extinta ATOM – Associação de Técnicos Olivicultores de Moura, Manuel da Silva Brito. A presença de um dos mais importantes empresários agrícolas do concelho de Moura explica-se por ter doado há pouco tempo mais de 11 mil euros à associação de bombeiros depois de encerrada a ATOM.

Manuel Catarrunas contextualizou o dia e começou por agradecer a todos que ao longo destes 77 anos, desde directores, bombeiros e pessoal administrativo, “deram o seu melhor em prol da associação. Com dedicação e trabalho contribuíram para termos hoje, uma associação reconhecida pela organização e profissionalismo”.
Do quadro de efectivos da entidade constam actualmente 44 colaboradores, em que 38 são bombeiros, números que são o reflexo do empenho nomeadamente nos cenários dos incêndios que este ano ocorreram na ilha da Madeira e no Norte do País.
A direcção aproveitou a ocasião para fazer um balanço e referir alguns indicadores relativos ao ano de 2023 pelos serviços prestados pela Corporação de Bombeiros. “120 incêndios, 41 acidentes, 1635 Emergências Pré-Hospitalar (INEM), 4620 transporte de doentes não urgentes, 10912 doentes transportados e mais de 1 milhão de quilómetros percorridos”.

No que diz respeito às situações relevantes do ano corrente, “quer em termos de contributos de entidades, quer nas conclusões de obras, quer ainda na aquisição de viaturas e outros equipamentos”, o presidente enumerou as mais significativas, em conversa antecipada com a Planície. “Com o apoio da Câmara Municipal de Moura e através do Orçamento Participativo, substituímos as janelas do 1º piso do quartel, recebemos um donativo da ATOM no valor de 11.292 euros, recebemos ainda uma viatura de combate a incêndios da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil e adquirimos uma nova ambulância que vai ser entregue até ao final do ano”, reforçou a direcção e sublinhou que todos os donativos que entram na associação são de um modo geral, “encaminhados para a compra de equipamentos”.

Em dia de aniversário, Manuel Catarrunas dirigiu um reconhecimento especial “à comunidade que está sempre ao nosso lado, o que nos fortalece e motiva a continuar”.

Scroll to top
Close
Browse Tags