Incêndios Rurais – “Raposa Chama” desafia alunos a proteger a natureza

Foi lançada a 1º edição do Concurso Nacional “Raposa Chama”, uma iniciativa da responsabilidade da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, em parceria com o Ministério da Educação/Direcção-Geral da Educação. A competição destina-se às escolas do ensino básico (1.º e 2.º ciclos de escolaridade) de Portugal Continental, com o propósito de sensibilizar e educar crianças e jovens para os comportamentos de risco de incêndio e para os benefícios da prevenção e gestão florestal.

leia também
GNR previne incêndios rurais com acções de fiscalização

Com o tema “Como ter um espaço que gostes e valorizes protegido de incêndios rurais”, o concurso decorre no presente ano lectivo, entre o dia 7 de outubro de 2024, data de abertura e 31 de janeiro de 2025. No dia 21 de março do próximo ano, serão apresentadas as escolas vencedoras.
O processo de concurso do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo passa pela elaboração de uma maquete representativa de um espaço a valorizar e proteger em ambiente rural ou florestal, situado na região à qual a escola pertence. Os 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo, têm a tarefa de preparar um cartaz a apelar à redução de comportamentos de risco ou exemplos de actividades de prevenção de risco de incêndio. Já o 2º ciclo foi desafiado a desenvolver uma campanha de prevenção de incêndios em formato vídeo.

As candidaturas deverão ser apresentadas entre 7 de outubro de 2024 e 31 de janeiro de 2025, e os projetos submetidos até 28 de fevereiro de 2025.

Scroll to top
Close
Browse Tags