No âmbito do Dia Nacional da Água que se assinala hoje, 1 de outubro, a ZERO lança um apelo à sociedade e aos decisores políticos “para a necessidade de uma mudança urgente e sustentável na gestão dos recursos hídricos em Portugal”. A oportunidade serve para a divulgação do webinar “Desafios e Soluções para a Gestão da Água em Portugal” às 18h30 e o mini-documentário “Soluções Hídricas: Transvases, necessidade ou ilusão” que será exibido durante o evento.
No Baixo Alentejo, as secas prolongadas e frequentes têm conduzido, segundo Sara Correia da Associação Ambientalista Zero, “a uma situação de escassez hídrica na região sul do país, com impactos profundos na agricultura, biodiversidade e abastecimento de água”. Nesse sentido, “a agricultura será um ponto importante ao nível da eficiência”, salientou a ambientalista à Planície. Também referenciou a “sobre-exploração dos recursos hídricos, com o uso descontrolado, sobretudo em práticas agrícolas e no sector turístico, esgota os aquíferos e aumenta a vulnerabilidade do sistema”.
Na eficiência hídrica a Zero alerta ainda para a degradação da qualidade das massas de água, como a poluição, “em grande parte decorrente da agricultura intensiva e que compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas”. A ZERO acredita que uma abordagem integrada e sustentável pode oferecer respostas reais à crise hídrica.