A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, entre o dia 1 de outubro e o dia 15 de novembro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2024”, no âmbito do policiamento comunitário, “a qual visa garantir um conjunto de acções de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objectivo de sensibilizá-las para comportamentos de autoproteção de segurança e reforçar o sentimento de segurança.” Referiu a GNR em comunicado.
Este conjunto de acções encontram-se enquadradas no período em que ocorre a celebração do Dia internacional do Idoso, a 1 de outubro e onde os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário distribuídos por todo o País, com o apoio e a sinergia dos vários parceiros locais e nacionais, vão privilegiar a proximidade junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e que vivem sozinhas ou isoladas. O objectivo visa reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto. Este ano, a Guarda irá prolongar o período da operação.
Na edição de 2023 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 44 114 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro. Nos distritos do Alentejo foram sinalizados em Beja (3230 idosos), Évora (2972 idosos) e Portalegre (2892 idosos) um total no Alentejo (9094 idosos).