Entre os dias 29 de setembro a 6 de outubro, decorrerão em Serpa, um conjunto de actividades relacionadas com o impacto humano sobre os ecossistemas fluviais e a ecologia, promovidas pelo Município de Serpa em parceria com a Associação Margem Esquerda do Guadiana, no âmbito do plano de cogestão do Parque Natural do Vale do Guadiana e financiadas pelo Fundo Ambiental.
Este domingo realiza-se um passeio com picnic na Herdade do Facho, organizado pela Associação Margem Esquerda do Guadiana e pela Associação de Pais do Agrupamento de Escolas N.º 2 de Serpa, com a participação do colectivo Guarda Rios. Neste passeio serão dinamizadas actividades participativas que permitam realizar uma releitura da paisagem ribeirinha e compreender a importância dos ecossistemas fluviais.
Entre os dias 1 e 4 de outubro serão cumpridas uma série de sessões no Moinho da Amendoeira com alunos dos Agrupamentos de Escolas de Serpa, nas quais serão abordados temas relacionados com a água, os rios e a ecologia. As sessões, impulsionadas pelo colectivo Guarda Rios, contarão com a colaboração da Associação Margem Esquerda do Guadiana. No dia 5 de outubro, pelas 15h00, será apresentada no Moinho da Amendoeira uma performance em torno dos vários dispositivos e instalações do Observatório dos Rios, de participação gratuita, para a qual se convidam todos os habitantes da região de Serpa.