Renovação Geracional, Sanidade Animal e Vegetal, Produção em Extensivo e Ecossistema Gerador de Valor, Promoção e Comercialização de Produtos do Montado/Dehesa, são os temas dos painéis o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural – Caminhos para a Renovação Geracional a decorrer em Ourique a 14 e 15 de novembro.
A sessão terá como ponto de partida algumas reflexões do agrónomo e ex-Ministro do Trabalho espanhol, Manuel Pimentel: “Como é possível que a sociedade despreze aqueles que os alimentam? Porque é que agricultores, pecuaristas e pescadores passaram de heróis a vilões?
O Congresso irá reunir agricultores e produtores pecuários, técnicos e políticos numa reflexão à escala ibérica “que se pretende congregadora dos principais anseios e reivindicações dos agricultores e produtores pecuários”. É esta a ideia da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, uma das entidades organizadoras.
Presidente da autarquia de Moura e da CAMB reuniram com Ministro da Agricultura
Entre os convidados para participar nos painéis e nas mesas redondas estão eurodeputados, directores gerais de organismos de alimentação e veterinária, de Investigação Agrária e Veterinária, de Planeamento e Políticas, investigadores, responsáveis por associações, confederações e cooperativas portuguesas e espanholas, ministros de ambos os lados da fronteira.
No planeamento da conferência, estão envolvidas várias instituições, entre elas, a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo e Cooperativas Agro-Alimentarias de España e Federación Andaluza de Agrupaciones de Defensa Sanitária Ganaderas. O encontro conta com o apoio da Câmara Municipal de Ourique, da Associação de Criadores de Porco Alentejano, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e de entidades bancárias ligadas ao mundo rural dos dois países.
As inscrições estão abertas a todos quantos tenham interesse nestas temáticas. Para inscrição ou mais informações aceder ao site do Congresso em https://congresso-pecuaria-extensiva.pt/