O DECIR 2024 – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais disponibilizou para o teatro de operações dos incêndios rurais que decorrem no norte e centro do país, cinco veículos e 16 operacionais. O pedido partiu do Comando Regional do Alentejo da Protecção Civil para que fosse activada uma Brigada de Reforço para Combate a Incêndios Rurais (BRIR), pedido esse que se efectivou no passado dia 15 de setembro.
No terreno está um veículo de comando tático (VCOT), dois veículos de combate a incêndios (VCI), um veículo de apoio ao combate (VTT) e uma ambulância de socorro (ABSC), um total de cinco veículos e 16 bombeiros das Corporações de Bombeiros de Moura, Barrancos, Ferreira do Alentejo, Serpa e Vidigueira.
O Comandante Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Baixo Alentejo, Carlos Pica, traçou à Planície o cenário vivido no terreno de operações e enalteceu o esforço dos bombeiros. “Têm tido um trabalho bastante importante como é transversal a todos os operacionais, com intervenções muito complicadas”. “No dia de ontem foi enviada mais uma brigada de reforço de Incêndios Rurais que vai render os operacionais que já estão no terreno desde o dia 15 de setembro. Mantém-se os mesmos Corpos de Bombeiros no teatro de operações, que, entretanto, vão ser rendidos por outros camaradas”.
Moura garante transporte de bombeiros no combate aos incêndios em Portugal
Carlos Pica deu ainda conta do trabalho conjunto que é feito entre o Comando Regional do Alentejo da Protecção Civil e as autarquias. “É uma excelente relação interinstitucional que há entre o Comando Regional do Alentejo e as Câmaras Municipais”, elogiando o transporte cedido pela Câmara Municipal de Moura. Recorde-se que a autarquia de Moura disponibilizou um veículo de transporte colectivo e dois motoristas durante a madrugada desta terça-feira, dia 17, que prestaram apoio à rendição das guarnições das equipas do distrito de Beja, pertencentes à Brigada de Reforço para Combate a Incêndios Rurais (BRIR), que se encontra em missão no teatro de operações no distrito de Aveiro.