Professores ganham mais a dar explicações do que nas horas extra

Com o início do ano lectivo e a falta de professores no ensino público em Portugal, muitos educadores estão a encontrar uma fonte de rendimento mais atractiva ao dar explicações privadas.
Um professor que se dedique a dar explicações 10 horas por semana, em grupos de dois a três alunos, pode ganhar até 1.680 euros ilíquidos por mês, avança a plataforma de serviços Fixando, um valor que ultrapassa o rendimento extra oferecido pelo Governo para quem realizar horas extra nas escolas públicas.

leia também
Agrupamento de Escolas de Moura inicia ano lectivo com todos os professores

Segundo a análise da plataforma, o preço médio de uma sessão de explicações em setembro de 2024 é de 14 euros, um aumento em relação aos 13,65 euros do ano anterior, no entanto, os valores variam significativamente dependo da disciplina.
As explicações de Cálculo atingem os 31 euros por aula, enquanto das de Inglês podem custar até 28 euros, valores que segundo a plataforma, “reflectem a elevada procura por aulas particulares”.
A aplicação revela ainda que este ano, o número de profissionais que se registaram para oferecer os seus serviços de explicações na Fixando, aumentou 14% em relação ao ano passado.
O estudo demonstra que a procura por explicações durante este mês de setembro, cresceu 54% face ao mês anterior, embora ainda esteja 25% abaixo do registado no mesmo período de 2023.

Scroll to top
Close
Browse Tags