Nos próximos dias 18 e 19 de setembro, o Cineteatro Caridade em Moura, irá ser o palco para a apresentação de um Workshop onde serão dados a conhecer os resultados do projecto NOVATERRA, “uma abordagem integrativa para uma viticultura e olivicultura sustentável”, palavras da organização.
O porta-voz do encontro, Francisco Ataíde Pavão, presidente da APPITAD – Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro, entendeu, em conjunto com os sócios, “que seria importante fazer este seminário no sul do país, o primeiro decorreu no Norte em 2022”, com uma sessão de boas vindas feita pelo presidente Álvaro Azedo no dia 18 a partir das 9h30.
Nesta data, segundo o empresário agrícola, “irão ser apresentados os resultados do projecto, da investigação e do trabalho efectuado”, com conclusões “positivas”, complementados com uma visita de campo no dia 19 a partir das 9h00, à Herdade do Monte da Ribeira (Pedrogão) com olival e à Herdade do Peso (Vidigueira), onde predomina a vinha e sobretudo “as boas práticas ligadas à sustentabilidade nestas duas culturas”, observou Francisco Ataíde Pavão.
As resoluções apontaram “para uma diminuição dos produtos fitofarmacêuticos e a tentativa de encontrar outros produtos naturais”, salvaguardou a organização e ainda “outras formas de praticar a agricultura que possa fomentar a biodiversidade e diminua o impacto ambiental”, apontou o presidente da APPITAD.
O seminário será composto por três painéis de especialistas nos sectores, onde marcará presença o presidente da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, José Duarte, além de membros de empresas como a CCDR Alentejo, a Consulai, a SOGRAPE e a OLIVUM. Por confirmar está a comparência no encerramento do dia 18, às 17h30, do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura. A inscrição é obrigatória e pode ser feita através do link https://www.cm-moura.pt/wp-content/uploads/2024/09/Agenda-Workshop-NOVATERRA_Moura.pdf