Novo Complexo Escolar em Moura “renova a esperança na escola pública”

Na abertura do ano escolar que coincidiu com a inauguração do Centro Escolar dos Bombeiros Voluntários de Moura, o Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, concordou com o facto de os Complexos Escolares serem o futuro da Educação no Baixo Alentejo. “Com certeza. Cada vez que construímos a escola construímos esperança no nosso país, em Moura, no Alentejo e nas crianças que aqui estão e que vão usufruir deste espaço. Inaugurar uma escola é dos actos mais gratificantes para alguém que desempenha funções públicas, é o renovar da esperança de Moura e não só. Todos nós depositamos muita esperança na escola pública e por isso desejo que sejam felizes e que tenham muito mais oportunidades do que nós tivemos”, declarações de Pedro Dantas, durante a visita a Moura.

Durante o acto formal, o responsável do Governo abordou a questão da revisão da carreira de docente e disse estar “muito confiante” com o bom acolhimento que está a ter da parte de “professores e profissionais não docentes, porque em muito pouco tempo já pegámos em vários problemas, já resolvemos alguns, outros não se resolvem do dia para a noite e estamos a tratar deles. No que diz respeito à carreira de docente, já agendámos as primeiras reuniões para rever o Estatuto de Docente. O primeiro passo já demos, recuperámos todo o tempo de serviço que estava congelado, fizemo-lo em 21 dias, conseguimos um acordo com sete sindicatos que são a maioria dos sindicatos. Essa injustiça está corrigida”, garantiu.

O Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa disse ainda que é urgente que a carreira de docente seja mais “transparente e atractiva para os nossos jovens” para colmatar a falta de professores. A situação passa pela criação de três pressupostos essenciais: “formar mais professores, tornar a carreira mais atractiva e aqui temos de rever os escalões, tornar a progressão dos professores mais previsível e justa e valorizar o papel dos professores. Há um aspecto social para se confiar e valorizar os professores que temos no país. São muito importantes para o futuro de todos”, afirmou Pedro Dantas à imprensa.

Scroll to top
Close
Browse Tags