Resialentejo financia projecto de Educação Ambiental em 50 mil euros

A Resialentejo, empresa intermunicipal de Valorização de Resíduos do Baixo Alentejo, focada na promoção da sustentabilidade e no cumprimento das metas ambientais europeias, viu a sua candidatura aprovada no âmbito do projecto “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania 2023”. Esta aprovação confirma a Resialentejo “como uma das 36 candidaturas financiadas pelo Fundo Ambiental, ficando em segundo lugar na lista de projectos contemplados”, segundo nota da empresa.
A candidatura irá receber uma dotação orçamental de aproximadamente 50 mil euros, e tem como objectivo promover a educação e a sensibilização ambiental entre as populações, incentivando uma cidadania activa e sustentável.
A Resialentejo irá avançar com um conjunto de acções, que incluem um escape room, um concurso de combate ao desperdício alimentar nas escolas da região, e um laboratório de reciclagem, além da tradução das campanhas para diversas línguas estrangeiras (hindu, árabe, entre outras), para uma maior compreensão do tema da reciclagem, entre outras iniciativas. “O que se pretende é fortalecer o compromisso com a sustentabilidade, melhorando a eficácia da gestão de resíduos na região e promovendo boas práticas junto das comunidades locais”, foca a informação.
O relatório de avaliação evidencia ainda que a “Resialentejo obteve o melhor resultado em todos os critérios e subcritérios de Qualidade, Inovação e Resultados Esperados, na análise de mérito das candidaturas. Este desempenho reflecte o compromisso da empresa com a excelência e a inovação no sector ambiental”.
O Fundo Ambiental, com uma dotação total de 1,5 milhões de euros, irá apoiar as iniciativas seleccionadas, reforçando a importância de projectos que visam capacitar as entidades locais e envolver os cidadãos em práticas que favoreçam a preservação ambiental e o uso responsável dos recursos.
Este é mais um marco importante para a Resialentejo, que continua a desenvolver iniciativas locais com impacto positivo no desenvolvimento sustentável da região e contribuindo para o cumprimento das metas ambientais estabelecidas pela União Europeia.

Scroll to top
Close
Browse Tags