A cerimónia de reabertura do Mercado Municipal de Beja está marcada para hoje, dia 12, às 11h00, com um programa que se prolonga por três dias (12, 13 e 14 de setembro).
O presidente da autarquia de Beja, Paulo Arsénio, adiantou à Planície que a reactivação deste “espaço icónico e com história que abriu em 1965, mas só em 1966 é que iniciou a comercialização de produtos, cruzou muitas gerações de comerciantes e clientes. As obras eram absolutamente necessárias”, apontou.
Depois de um encerramento de quase quatro anos, o autarca avançou que nesta primeira fase o Mercado Municipal de Beja contará com a “reinstalação dos comerciantes e nas semanas subsequentes irão abrir algumas lojas”. O mercado é composto por quatro quiosques, 21 lojas e 26 bancas de pescado, hortícolas e mais outros produtos alimentares.
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Na visão de Paulo Arsénio o mais importante é acima de tudo “devolver o espaço à cidade com um duplo objectivo: um mercado que una a tradição à modernidade em termos de instalação de negócio e união de gerações”. O autarca frisou que o novo espaço será sobretudo aquilo que os “comerciantes e os operadores fizerem dele. A Câmara proporciona as condições, fará a sua gestão e irá procurar gerar atractividade para o local, mas o sucesso do mercado dependerá da dinâmica que nele for instalado”, afirmou.
O administrador do Município acredita que o local será certamente um dos “órgãos vitais comerciais” ligado directamente a outra iniciativa da autarquia. “Estamos a implementar os Bairros Digitais, um projecto do Plano de Recuperação e Resiliência que deve estar finalizado até setembro de 2025 e fará com que o Mercado Municipal de Beja fique integrado numa zona de venda de negócios através das redes digitais”, destacou à Planície o presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, a propósito da reabertura hoje do Mercado Municipal daquela cidade.