Feiras de Moura – Eventos planeados com um ano de antecedência

Está a chegar mais uma edição da Feira de Setembro: Artesanato, Turismo e Natureza, em Moura, de 12 a 15 de setembro, um certame que desperta cada vez mais interesse para efectivar negócio. Os factores de procura não deixam dúvidas a Isabel Bicho, da organização da Câmara Municipal de Moura.

“Há algo que para nós ‘é claro como a água’ e que vem das anteriores edições: desde que houve um investimento na área dos espectáculos com cabeças de cartaz sonantes, a procura pela feira tornou-se diferente. Nota-se nos expositores dentro do pavilhão, mas muito sobretudo na área exterior da street food (comida rápida), com a procura de muitas roulottes a quererem vir para a zona dos espectáculos”. Mas este não é a única motivação. “Também somos levados a querer que a questão turística da promoção de Moura que se tem feito nos últimos anos, tem contribuído para que hoje (o Município) seja mais falado do que era há uns anos”. É esta a percepção da organização, com um interesse igualmente demonstrado através do “passa palavra” no caso dos expositores e que chega “quase diariamente” à equipa que controla as operações.

Para se chegar ao dia “D”, da inauguração, o planeamento é feito com um ano de antecedência. “Mal termina uma feira, começamos logo a preparar a outra. Assim que termina a Feira de Maio, começa a preparação grande focada na Feira de Setembro. Na realidade nós preparamos as feiras o ano inteiro quando saímos para outras feiras e fazemos contactos e angariamos mais expositores”, explicou Isabel Bicho, com a revelação de que os espectáculos para 2025, “já estão a ser preparados”.

São muitos dias, horas e minutos de contactos, conversas e reuniões, que envolve várias equipas da Câmara de Moura. Desde o sector do Turismo e Economia Local, ao Gabinete de Comunicação, à Fiscalização Municipal, passando pelos Serviços Operacionais que entram “em todas as frentes, quer na parte das águas, quer na parte da electricidade, até à organização do Parque de Feiras para que esteja em condições”, assegurou a responsável, um trabalho de dedicação e compromisso na realização de um dos eventos mais importantes para a cidade de Moura.

Como tal, o segredo do sucesso do certame deve-se a estes e outros tantos elementos que estão por assim dizer nos bastidores do planeamento. E não se exclui o staff da presidência, que “está associado ao trabalho das feiras e do terreno. Desde o presidente da Câmara, aos vereadores, todos trabalham”, garantiu a Técnica Superior. “Quando chegamos àquele ponto (inauguração), já não é tão stressante como foi antes”, é este o sentimento de ‘dever cumprido´ de Isabel Bicho e das equipas que entre os dias 12 a 15 estão a postos para dar início à Feira de Setembro: Artesanato, Turismo e Natureza, em Moura.

Scroll to top
Close
Browse Tags