A ZERO iniciou o projecto AtiveLAB: Laboratórios de Ativismo Ambiental financiado pelo Fundo Ambiental, para empoderar e apoiar ideias de alunos de escolas secundárias do interior do país. A finalidade é tornarem as escolas e localidades “mais sustentáveis”, onde os projectos submetidos a candidatura habilitam-se a ser financiados até 1.500€.
As escolas secundárias e profissionais dos distritos de Beja e Évora foram convidadas a aderir e a fazer uma demonstração de interesse até 20 de setembro de 2024, além das escolas de Portalegre, Bragança, Guarda e Castelo Branco. Para tal, e tendo em conta que as inscrições serão limitadas às vagas disponíveis, as escolas terão de preencher um formulário disponível em https://ativelab.econtigo.pt/
Nos laboratórios de cidadania, as escolas aderentes irão formar grupos informais de alunos interessados, que serão desafiados a exercer a sua cidadania activa e a demonstrar o seu sentido comunitário como se estivessem no papel de uma associação ambiental.
Os alunos irão aprender a detectar “oportunidades de gerar impacto positivo nas suas comunidades, dando um foco local e prático a problemas globais e sistémicos, como também desenvolver actividades essenciais na defesa de causas, como por exemplo influenciar decisores, sensibilizar a população, comunicar e divulgar iniciativas, mobilizar apoiantes e angariar fundos”, reforçou a Zero.
Os laboratórios de cidadania AtiveLAB, “estão desenhados para serem espaços de experiência e tentativa-erro, com o apoio de facilitadores da ZERO”, que irão guiar os participantes no seu percurso desde o início do desenvolvimento de ideias, até à sua estruturação e execução em projectos “com objectivos ambientais claros e realistas nas suas escolas, bairros ou comunidades”, destacou a associação.