A Festa do Avante, “a maior iniciativa político-cultural do país”, segundo a organização, realiza-se nos dias 6, 7 e 8 de setembro, na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal, e terá como todos os anos um amplo espaço dedicado à região Alentejo, concebido e planeado pelos organismos do PCP na região.
O Executivo da Direcção Regional do Alentejo do PCP avançou em nota de imprensa que “o Espaço Alentejo terá como tema central os 50 anos da Revolução de Abril, a afirmação e defesa dos seus valores no futuro do País e da Região”. O assunto estará presente na exposição política, na decoração e nos murais que embelezarão o espaço, e será igualmente abordado nos debates e momentos culturais, como reforçou à Planície André Martelo, membro do Comité Central e do executivo da DRA do PCP.
“Será lembrado que o fascismo explorou e oprimiu violentamente o povo alentejano, e que esse mesmo povo, com o PCP, lhe fez frente em 48 anos de resistência e luta que desaguou na Revolução”, declarou a Direcção Regional do Alentejo do PCP. Serão ainda recordadas e valorizadas as conquistas de Abril projectando o seu significado e valor na luta actual pela justiça, o progresso e o desenvolvimento do Alentejo.
Será evocada a memória de todos os que deram a vida por Abril e pela liberdade, como Catarina Eufémia, quando passam 70 anos do seu assassinato, ou Caravela e Casquinha, assassinados há 45 anos quando lutavam pela defesa da reforma agrária.
Os 10 anos da elevação do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade terá igualmente expressão no Espaço Alentejo, bem como a valorização do movimento associativo, associando-se a Festa do Avante às comemorações do centenário da Casa do Alentejo.
Outro ponto a destacar é o papel do PCP na região, “o seu património de intervenção e luta, bem como a confiança dos comunistas alentejanos no futuro”, serão igualmente temas definidos em exposições e outros elementos e momentos político-culturais. Debates, gastronomia, vinhos e artesanato de Beja, Évora, Litoral Alentejano e Portalegre não vão faltar em mais uma edição da Festa do Avante nos dias 6, 7 e 8 de setembro, na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal.
Este ano a iniciativa conta com mais de 60 concertos, muitas peças de teatro, cinema, dezenas de actividades para crianças, mais de 70 espaços gastronómicos com comida dos quatro cantos do mundo, muitos debates, eventos desportivos, exposições, mostras de artes plásticas, espectáculos de rua, festa do livro e do disco e muito mais.
A entrada permanente, que garante o acesso aos três dias da festa, encontra-se à venda nos Centros de Trabalho do PCP em toda a região Alentejo e em outros locais públicos. O preço até à véspera da Festa é de 32 euros.