Circuito do Sol em Serpa reabilita antigo Kartódromo

O Circuito do Sol – Race Resort é o mais recente investimento privado a rondar os 16 milhões de euros da empresa SPV Racing, um circuito automóvel instalado no antigo Kartódromo de Serpa, em Vila Verde de Ficalho. Além do traçado, o complexo inclui uma fábrica de componentes para automóveis eléctricos e um hotel rural.
A inauguração pode acontecer no final deste ano ou início do próximo, mas a Planície apresenta-lhe em exclusivo todas as novidades sobre o empreendimento. E quem já teve oportunidade de experimentar os 3,4 quilómetros de pista, sentiu as subidas e as descidas do trajecto e a adrenalina da velocidade com as emoções à flor da pele.

João Charraz, um dos responsáveis do espaço e um apaixonado por corridas de carros, estava destinado a ter este emprego quase de sonho, não fossem as responsabilidades com que tem de lidar diariamente. Natural da freguesia de Vila Verde de Ficalho, lembra-se de em pequeno conduzir karts neste mesmo sítio. A emigração dos pais para a Suíça proporcionou-lhe experiência e conhecimento fora de Portugal e a passagem pelas Caraíbas, deu-lhe ainda mais “tarimba” profissional.
De regresso à sua terra onde assentou “praça”, fez-nos uma visita guiada por um traçado inspirado em alguns dos circuitos mais conhecidos do mundo como “as curvas da Porsche no Les Mans, em França ou o circuito de Laguna Seca, na Califórnia. É uma espécie de tributo a estes traçados”, revelou João Charraz.

Nesta fase, a equipa da casa está a tratar de obter “homologação da FIA – Federação Internacional do Automóvel e também da FIM – Federação Internacional de Motociclismo, mas tudo depende da procura e da necessidade para se realizarem provas oficiais aqui”, disse o gestor. “A ideia inicial é abrir para “track-days” (dia de pista), onde existirá um clube para sócios e onde haverá ainda a possibilidade de clientes particulares e empresas testarem aqui os seus componentes e os seus automóveis”, divulgou o director de operações.
Direccionado para os amantes do automobilismo, o projecto tem suscitado grande interesse, também porque existem muito poucos circuitos automóveis em Portugal. No entanto, a ideia de apostar em Serpa foi por assim dizer uma segunda escolha, mas que caiu bem por cá, sobretudo pela empregabilidade dos cerca de 40 postos de trabalho no mínimo que irá criar e pelo desenvolvimento que poderá proporcionar ao concelho. Confiante no projecto, João Charraz disse que o mais importante “é trazer riqueza para a nossa zona”.

Voltando atrás na história, a empresa SPV Racing é sediada em Málaga, Espanha e a finalidade dos sócios era criar um circuito nesta cidade, mas os entraves burocráticos não permitiram. Tudo aconteceu em 2018, quando através de um fotógrafo de Serpa, os sócios descobriram este antigo kartódromo “que esteve abandonado mais de 15 anos. Surgiram as primeiras visitas, houve interesse e pouco a pouco começaram os trabalhos”. João tem acompanhado a evolução do projecto que o deixa muito feliz. “Gostou muito desta terra e sou um apaixonado pela modalidade do automobilismo”.

Scroll to top
Close
Browse Tags