Na temporada de 2023/2024, a Associação de Futebol de Beja apoiou os clubes filiados com um pacote de medidas que se aproximou dos 88 mil euros, à semelhança do que tem vindo a fazer em épocas anteriores.
A atribuição directa de verbas aos clubes filiados reflecte, entre outras medidas, o apoio na inscrição de atletas e a entrega de material desportivo.
O presidente da direcção da Associação de Futebol de Beja (AFBeja), Pedro Xavier, contou à Planície que a intenção foi desde o início, “a de apoiar os clubes logo nas inscrições, ao nível das camadas jovens e na certificação dos clubes que era um ponto muito importante para estarem cada vez mais bem preparados para o futuro. Penso que este nosso trabalho tem dado resultado porque temos crescido ao longo dos anos”, uma solução que se nota este ano, “com um novo recorde de mais clubes na 2ª divisão. Por isso, fazemos esse trabalho para a sustentabilidade dos clubes”, sublinhou a direcção.
O valor de 88 mil euros é semelhante ao do ano passado, uma verba que está dentro das “possibilidades” da Associação de Futebol de Beja. O presidente manifestou esse reconhecimento às equipas ao dizer que “a força da Associação são os seus clubes”, com o apoio “para continuar sempre que seja possível como tem sido ao longo destes mandatos”, atestou Pedro Xavier, presidente da Associação de Futebol de Beja.
A conclusão do processo de certificação, o desenvolvimento dos Centros de Treino de Futebol Feminino, a participação em provas nacionais e a organização de torneios de Petizes e Traquinas, “destacaram-se como as actividades mais apoiadas, através de um pacote que contemplou ainda apoios a transportes dos clubes envolvidos em provas nacionais e o apoio ao pagamento de seguros de atletas”, referiu a Associação de Futebol de Beja.