Na Operação “Verão Seguro” que decorre até 14 de setembro, o Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana, efectuou 57 acções de sensibilização, abrangendo um total de 14 Municípios do distrito de Beja, na prevenção de afogamentos em praias fluviais e piscinas públicas.
De acordo com informação partilhada com a Planície, as acções foram realizadas por militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPCPC) e pelas patrulhas do Postos Territoriais, não existindo um agendamento prévio, mas adaptando-se aos locais de interesse e onde se verifica a presença de veraneantes.
Segundo a Associação para a Promoção da Segurança Infantil, nos últimos anos têm ocorrido afogamentos com desfecho fatal em crianças e jovens, sendo as piscinas os planos de água com maior registo de afogamentos (30%), seguido das praias (25%) e dos rios/ribeiras/lagoas (24%).
Assim, como medidas preventivas a GNR aconselha:
Perto da água não perca as crianças de vista nem por um segundo. Redobre a vigilância com as crianças mais novas e nos dias da festa; nunca deixe uma criança com menos de 3 anos sozinha na banheira ou numa piscina insuflável; despeje toda a água de baldes, alguidares, banheiras e pequenas piscinas, logo após a utilização; dificulte o acesso das crianças aos locais com água.
Vede tanques e piscinas com barreira vertical de, no mínimo, 1,10m de atura, sem elementos escaláveis; sem aberturas maiores que 9cm e recurso a portão de fecho automático.
Tape os poços com uma tampa sólida e com cadeado; escolha praias e piscinas vigiadas e cumpra a sinalização; em atividades aquáticas todos devem usar colete salva-vidas;
Aprenda a fazer realização cardiorrespiratória. Esse gesto pode salvar uma vida. Em caso de afogamento, ligue 112.