A 89ª edição da Feira Anual de Cuba volta a apostar em cinco dias de festa, de 29 de agosto a 2 de setembro, com espectáculos, artesanato, gastronomia, cante alentejano, diversões e muita animação. A organização acredita que este será um ano para “quebrar todos os recordes de visitantes ao concelho com um aumento de 15 a 20%, o que poderá significar nestes cinco dias de feira a visita de cerca de 80 mil pessoas”, de acordo com declarações à Planície do presidente da Câmara Municipal de Cuba.
Entrevista – Presidente de Cuba deixa a política de vez em 2025
João Português referiu ainda que esta é uma edição onde a procura de expositores “aumentou, sendo um ano em que temos mais inscritos”, assegurou, um factor “representativo do tecido empresarial da região, bem como de instituições locais e regionais”, sublinhou.
No certame há que destacar uma novidade: a realização da primeira Festa do Nosso Vinho – o “vinho da Cuba” – que irá reunir na Feira um conjunto de produtores de vinho, que ali estarão para mostrar e dar a provar, o que de melhor se faz neste produto tão característico e típico do território. Organizada em parceira com a Associação Terras Dentro, o encontro vem juntar-se à Festa do Nosso Pão –a assinalar já a sua 23ª edição, que por sua vez, visa promover outro dos produtos mais importantes da região: o pão alentejano e as suas origens.
Tendo como principal objectivo a promoção das actividades económicas locais, potenciada pela realização de exposições temáticas e espetáculos, a Feira Anual de Cuba é um evento que prima pela animação e pelo encontro de gerações de cubenses que regressam à terra de origem.
A par disso, também integrado no programa da Feira, e “talvez para muitos um dos momentos mais especiais do certame”, refere a nota de imprensa do Município, acontece no sábado, dia 30, o Grande Almoço dos Cubenses, “pensado especialmente para fomentar ainda mais o convívio, o estreitamento de amizades e a manutenção das fortes ligações dos não residentes à sua terra natal”, de acordo com a organização.
Na parte dos espectáculos e da animação nocturna, na quinta, dia 29 – após a cerimónia de inauguração do certame, com actuação da Banda da Sociedade Filarmónica Cubense 1º de Dezembro, o primeiro momento musical da Feira da Anual, às 21h30, está a cargo dos Peekaboo, no Palco 2. Mais tarde, tem lugar o grande espectáculo da noite com Maninho, às 23h00.
Na sexta-feira, dia 30, ao início da noite, o primeiro destaque vai para o Cante Alentejano, com o Encontro de Grupos Corais, às 20h30, onde participam os Grupos Corais Ceifeiros de Cuba, Raízes do Cante, Bafos de Baco e Flores do Alentejo. Um encontro seguido pela actuação, às 22h00, dos Índios da Meia Praia, que antecedem o espectáculo principal da noite, com hora marcada para as 23h00, a grande Festa M80. Já no sábado, dia 31, a primeira proposta é para a música tradicional dos Improvisos do Sul, às 22h00, antes do grande espectáculo da noite com Álvaro de Luna, pelas 23h00. Domingo, dia 1 de setembro, as actuações da noite começam pelas 21h30, com os AllCante, seguindo-se, às 23h00, um dos nomes mais sonantes da música portuguesa: Mariza. Mais tarde, pelas 00h30, terá lugar a actuação dos Moços da Cuba. No último dia da Feira de Cuba, segunda-feira, dia 2, a proposta vai para o espectáculo dos 300 and Friends, que farão a festa a partir das 22h00.
À semelhança de anos anteriores, a Feira de Cuba inclui na sua programação as habituais Touradas à Vara Larga e a sempre aguardada Largada de Touros no domingo de manhã, no Largo da Bica, bem como a Corrida de Touros à Portuguesa, no Sábado, dia 31, pelas 17h30. Frente a um curro de três toiros de Branco Núncio e mais três de Lima Cabral, em praça vão estar os cavaleiros Francisco Palha, João Salgueiro e Miguel Moura. Completam o cartel os grupos de Forcados de Moura, Cascais e Beja.