Quatro em cada dez clientes que procuram empresas de remodelação em Portugal durante o verão, não conseguem responder aos pedidos de orçamento por falta de profissionais. A conclusão é de um estudo da plataforma Fixando feito ao sector da construção e remodelações. A procura de serviços de obras, associado à falta de mão de obra e ao encerramento de empresas para férias, “está a deixar milhares de portugueses sem solução para obras e remodelações”, observa o estudo.
Segundo a aplicação, um inquérito realizado a 6.752 especialistas do sector, revelou que 62% dos profissionais “atribuem a escassez de oferta à falta de mão de obra, um problema crónico que se intensifica nos meses de verão”.
Apesar de não ser um problema “novo”, o estudo diz que a situação agrava devido “à migração sazonal de trabalhadores para países como França e Suíça, onde os salários são mais atractivos”. O sector revela ainda uma crescente dificuldade em “atrair e reter talento jovem para o sector das remodelações”, com as empresas a apelar a mais “investimento, formação e estágios profissionais em ofícios como a carpintaria e a alvenaria”.