O ambiente de comemoração já se respira em Santo Aleixo da Restauração. O primeiro grande evento que dá início à Festa da Tomina 2024, em Honra de Nª. Srª. das Necessidades, é a grandiosa corrida de toiros que acontece já hoje, 23 de agosto, a partir das 22h00 (ver cartaz em anexo).
Santo Aleixo da Restauração – “Arlindo da Silva Caldeira”, o poeta do Alentejo
Além dos conjuntos de baile, da actuação dos artistas musicais e dos DJs, juntam-se aos dias de convívio de 23 a 27 de agosto, as arruadas com o Círculo Artístico Musical Safarense, as vacadas pelas ruas da aldeia e os “comes e bebes” que não podem faltar. Mas para a Comissão de Festas da Tomina, o “ponto alto das celebrações são as procissões em honra da padroeira”, a fé e a convicção nas palavras de Flávio Guerreiro, um dos nove elementos que compõe o grupo. A primeira celebração será no sábado às 17h00 e a segunda, no domingo à mesma hora. Até lá, não se descansa. “Trabalhamos o ano inteiro para conseguirmos agradar ao povo do Santo Aleixo (da Restauração)”, referiu o festeiro, tarefas desempenhadas em conjunto com a população e as famílias dos membros da Comissão de Festas.
O sacrifício vale a pena “se for pelos motivos certos”, destacou Flávio Guerreiro, movido pela crença religiosa. O convite está feito aos da freguesia do concelho de Moura e a quem tiver curiosidade de viver estes dias da Festa da Tomina 2024, em Santo Aleixo da Restauração, de 23 a 27 de agosto.