O Município de Moura aprovou na última reunião de Câmara que decorreu no dia 21 de agosto, várias propostas relacionadas com a Acção Social Escolar quase em início de ano lectivo 2024/2025. Direccionados ao 1º ciclo do ensino básico, foram legitimados os apoios económicos e respectivas despesas relacionadas com o escalão A e B e abrange 200 crianças no Agrupamento de Escolas de Moura e 76 no Agrupamento de Escolas de Amareleja, com um total de 7.680 euros. Garante de acordo com a autarquia que as crianças “iniciem o ano lectivo com todos os materiais escolares que necessitam”.
Para os alunos do 2º ciclo do 5º e do 6º ano, a Câmara Municipal aprovou as fichas escolares e respectivas despesas, um benefício que inclui 267 alunos de Moura e Amareleja com um investimento de 18.000 euros. Estes suportes “são em articulação com o comércio local de forma a valorizar e reconhecer o papel importante que têm na autarquia”, frisou fonte do Município.
Os transportes escolares foi outra das recomendações autenticada, este ano com um protocolo assinado entre a União das Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, onde ficou assegurada a deslocação diária de 360 alunos do pré-escolar e do 1º ciclo até ao 12º ano. O valor da verba aplicara é de cerca de 100 mil euros anuais.
No que diz respeito às refeições escolares, a Câmara de Moura informou durante a reunião, que está a decorrer um concurso para a aquisição do serviço, estruturado nos lotes Amareleja/Póvoa de São Miguel, Centro Escolar dos Bombeiros em Moura, que a autarquia assegurou que irá abrir “em setembro” e Escola Secundária de Moura. Esta última garante o apoio das refeições escolares às crianças da Escola do Fojo e do Jardim de Infância do Sete e Meio. No total, são 632 alunos abrangidos, com uma verba total de 265 mil euros despendida pela autarquia.