Especial Saúde – Médica da ULSBA alerta para medidas que previnem o calor

O distrito de Beja está sob aviso amarelo até às 18h00 desta quarta-feira, 21 de agosto, e por esta razão, nunca é demais falar sobre como se pode prevenir nos dias de calor excessivo em especial nos grupos mais vulneráveis e que apresentam maior risco às altas temperaturas. Idosos com mais de 65 anos, crianças, bebés, grávidas, pessoas com doenças crónicas, trabalhadores que desempenham funções em ambientes exteriores e pessoas socialmente desfavorecidas ou em condições de pobreza, estão mais expostos a situações de risco.

Até abril de cada ano, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) implementa os Planos Sazonais de verão definido entre 1 de maio a 30 de setembro. No entanto, nos últimos anos, o cenário mudou: as temperaturas mais elevadas começam mais cedo e vão além da data estipulada pela DGS. 

LEIA TAMBÉM
Baixo Alentejo – ULSBA participa em acção conjunta sobre a diabetes

Neste Especial Saúde, conversámos com Sara Duarte, médica de Saúde Pública na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo para percebermos os impactos negativos deste problema, associado a um excesso de mortalidade em Portugal. Um estudo publicado na revista “Nature Medicine” em 2023, sugere que no verão de 2022 no nosso país, aconteceram mais de 61.000 mortes associadas ao calor. “Sabemos que existe uma relação entre excesso de calor e aumento da mortalidade e a procura do aumento dos cuidados de saúde e hospitalizações”, referiu à Planície a especialista.

Não perca a entrevista hoje em Rádio Planície, 92.8fm.

Scroll to top
Close
Browse Tags