A plataforma de comparação de preços de supermercados Kabaz.pt, revela a mais recente análise ao preço do azeite em mais de 200 artigos, tendo este sido um dos produtos que apresentou a maior redução de preço no último mês. Em média, durante o mês de julho, o azeite ficou 11,71% mais barato, após meses de contínua subida de preços. Uma notícia positiva para os consumidores, já que o azeite foi um dos produtos que mais encareceu no último ano.
Portugal com o melhor azeite do mundo. O Alentejo é a região que mais produz
A plataforma concluiu ainda uma diminuição de preços no cabaz alimentar que inclui 45 produtos essenciais, atingindo agora os 136,82 euros, uma redução de 2,63 euros, menos 1,89%, relativamente ao preço dos mesmos artigos a 1 de julho. A descida registada pelo Kabaz.pt reflecte a tendência de redução de preços em alguns produtos alimentares. Destacam-se a batata, o leite, o iogurte grego, o melão, o tomate, a couve-flor, a courgette, a couve-lombarda, o bacalhau, a pescada, o azeite, o óleo alimentar e os ovos. Contudo, na mesma lista registou-se um aumento de preço em 14 produtos incluindo o pão, esparguete, arroz Carolino, pera, feijão encarnado, feijão frade, grão-de-bico, cebolas, brócolos, abóbora, ervilhas, perna de peru, manteiga, bebida vegetal e café.
O estudo realizado pelo Kabaz.pt comparou os preços médios de 45 produtos alimentares a 1 de julho e a 8 de agosto de 2024. Face aos preços praticados no início do ano, logo após o fim do IVA ZERO, a descida de preço é de 4,84% (-6,95€). O mesmo cabaz custava 143,77€ a 5 de janeiro.