Inserido na XX edição da Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço, o Município de Serpa organiza no dia 14 de setembro, o Congresso de Pastagens e Pastores no âmbito da produção do Queijo Serpa DOP – Denominação de Origem Protegida.
No congresso serão abordados os problemas relacionados com a escassez de água e a imprevisibilidade da distribuição da precipitação ao longo do ano, e apresentadas alternativas sustentáveis que contribuem para aumentar a disponibilidade de água e a melhoria da produtividade do sector agropecuário, e em particular, na produção do Queijo Serpa DOP.
A iniciativa pretende também assinalar o Dia Ecológico Europeu e alertar para a necessidade do uso eficiente de água, tendo como parceiros a Escola Superior Agrária de Beja, a Escola Superior de Biociências de Elvas, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo e a Associação de Produtores do Queijo Serpa e Agricultores.
O congresso integra-se no Plano de Cogestão do Parque Natural do Vale do Guadiana e é financiado pelo Ministério do Ambiente e Fundo Ambiental.