A Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura, celebrou este sábado, 10 de agosto, o seu 31º aniversário e no trabalho que tem vindo a fazer, garantiu a renovação do “compromisso com o desenvolvimento local, integrado, participado, solidário e sustentável, visando um mundo melhor”.
Numa espécie de metáfora, a associação faz a comparação com “Um pião com a corda toda”, “um pião que sugere a figura humana e que ao mesmo tempo resume os principais traços distintivos da ADCMoura: a articulação entre tradição e inovação e a construção permanente de um desenvolvimento ‘com rosto’, sustentável, integrado e solidário”.
A relação com este objecto que marcou a infância de muitas crianças do Alentejo, traduz também outras facetas, como “dinamismo, iniciativa, empreendedorismo, empoderamento das comunidades, desenvolvimento ascendente de base local (o pião gira a partir da base), conjugação de envolvimento e desenvolvimento (forças centrípeta e centrífuga)”. As três parte do pião significam “o trabalho em rede e a aposta nas parcerias estratégicas de nível local, nacional e transnacional”. Na sua versão a cores, “há ainda alusões à biodiversidade (verde), ao céu e aos cursos de água do Alentejo (azul), e à terra e às comunidades humanas (castanho), que constituem no seu conjunto a razão primeira e última da existência da ADCMoura”. É desta forma que a Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura assinala o seu 31º aniversário ao serviço das comunidades locais.