O 2.º Comandante Sub-regional de Emergência e Protecção Civil do Baixo Alentejo, José Horta, alertou para o aumento das temperaturas esta semana a rondar os 38/39 graus de máxima e mínimas perto dos 18/19 graus, com o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2024 a manter-se “na sua capacidade máxima na Sub-Região”. As atenções estão viradas para alguns concelhos nomeadamente Moura “em risco de Incêndio Elevado” e Almodôvar “em risco de Incêndio Muito Elevado”.
José Horta adverte sobre as principais atenções e cuidados a ter no espaço rural durante estes dias de muito calor. “Deve evitar a utilização do fogo para confecção de alimentos, salvo nos locais devidamente autorizados para esse efeito”. É ainda proibido usar “moto roçadoras, corta-matos e destroçadores”.
Baixo Alentejo – Apresentado Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2024
Com um verão que se avizinha difícil no que diz respeito ao combate de incêndios florestais, o responsável dirigiu algumas palavras de apreço a “todos os agentes de Protecção Civil que concorrem à Sub-Região do Baixo Alentejo, com maior importância aos Corpos de Bombeiros” que têm estado no combate a incêndios com “alguma envergadura e que têm dado uma excelente resposta a todas as ocorrências”, palavras do 2.º Comandante Sub-regional de Emergência e Protecção Civil do Baixo Alentejo, José Horta.