Estabelecimento Prisional de Beja faz renascer grupo de Cante Alentejano  

O Centro UNESCO, em Beja, deu a conhecer o primeiro ensaio do renascido Grupo de Cante do Estabelecimento Prisional de Beja, liderado por Bernardo Emídio, um dos jovens talentos do cante, que faz parte da Comissão das Comemorações e também da banda “Adiafa”. A criação deste projecto faz parte das celebrações dos 10 anos do reconhecimento do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial e é uma das actividades principais da programação deste ano. A finalidade prende-se com um processo de integração dos cantadores na comunidade, no sentido de se combater a “exclusão social, promover a partilha e solidariedade”, segundo informação do Centro UNESCO, uma componente social distintiva do cante alentejano, “enquanto elemento promotor da coesão”.

LEIA TAMBÉM
Cante Alentejano pela primeira vez nos prémios de música Play

Para o ensaiador Bernardo Emídio, de 30 anos, a experiência está a ser “muito enriquecedora com os 15 elementos do grupo. Respeitam-me muito e eu também os respeito a eles”. Homens de “boas vozes”, os ensaios são para continuar até ao final do ano com o apoio da Câmara Municipal de Beja.  

Durante a apresentação, partilharam o palco com o Grupo Coral de Baleizão e na assistência estiveram presentes representantes dos Cantadores do Desassossego, Cantadores das Neves, as Rosinhas de Santa Clara de Louredo e o grupo feminino da Casa do Povo de Nossa Senhora das Neves. 

Scroll to top
Close
Browse Tags