Bloco de Rega de Moura – Concurso para a obra será lançado brevemente

O deputado da Aliança Democrática (AD), eleito pelo círculo de Beja às Legislativas 2024, questionou recentemente o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, sobre o Bloco de Rega de Moura. Foi-lhe dito que a obra está prevista “iniciar muito brevemente com a perspectiva de conclusão apontada para 2026”, contou Gonçalo Valente à Planície, resposta que recebeu da tutela.

leia também
Bloco de Rega de Moura, com conclusão em 2025, “vai potenciar riqueza para a região”

“Chegados a 12 de julho de 2024, ao que parece, o Bloco de Moura vai avançar, mas com uma redução de área de 1.800 hectares para 1.200 e só há sinal verde porque foi descoberta uma verba no PDR2020 que ia ser devolvida a Bruxelas”, prosseguiu o deputado, quantia essa no valor de quase 15 milhões de euros.

O assunto do bloco na sua continuidade Póvoa/Amareleja, também foi refutado pelo representante na Assembleia da República, mas neste caso, a situação é mais complexa. “Existia uma verba disponibilizada pelo Banco Central Europeu de investimento de 127 milhões em que uma parte da verba estava alocada a esta obra. Acontece que a ministra (Agricultura) do anterior Governo, Maria do Céu Antunes, deixou expirar esta mesma verba, ficando este bloco sem qualquer fonte de financiamento”. O que se passa é que neste momento o “Governo está a rever o projecto porque houve uma evolução da cota de Alqueva”, a par da necessidade de encontrar dinheiro para que a continuidade do Bloco de Rega no concelho de Moura seja uma realidade.

Scroll to top
Close
Browse Tags