Destilaria em Amareleja produz o primeiro Gin em talha de barro

Quando se junta tradição, empreendedorismo, saber fazer e paciência, o resultado só pode ser bom. É dentro destes conceitos que nasce o Gin DIGNUS, criado com a assinatura de Telma Lúcio Destilaria, um produto original com a essência do Alentejo e da vila de Amareleja, “o primeiro em Portugal a ser produzido em talha de barro”, revelou a fundadora, uma jovem empreendedora que apostou neste segmento de bebidas destiladas e que aproveitou a experiência que já trazia do Vinho de Talha.

Na génese de fabrico, “demorado e detalhista”, nada é deixado ao acaso, contou a estudante do curso de Agronomia. Quem prova sente o sabor que se enquadra no que chama de um “perfil aromático com uma persistência moderada devido à envolvência dos sabores no barro. Conseguimos sentir um leve sabor das frutas usadas na produção em harmonia com a pimenta”, é assim que Telma Lúcio descreve o resultado deste seu projecto feito de coração. Além do DIGNUS, o artigo de “primeira linha”, a destilaria também produz o D. Helena, um licor originário com uma “base de gin que é feito das pimentas e do rosmaninho e que é uma homenagem à minha avó”, contou.

Na família, foi a primeira a criar “um produto derivado de álcool” pela prática que já tinha adquirido através do trabalho com o vinho secular feito no barro, sobretudo para pôr à prova a “diferenciação e inovação”. O resultado não podia ser melhor. “O feedback que temos recebido tem sido bastante positivo. O perfil suave e frutado tem tido uma aceitação bastante boa”, afirmou Telma Lúcio, em especial, nos sunsets de verão.
Mensalmente a destilaria produz perto de 500 garrafas, “uma produção mais restrita e que é para manter”, para que a “qualidade” continue a ser a melhor. A criadora sublinhou ainda que a estratégia de venda passa primeiro por “conquistar os portugueses e depois quem sabe, elevá-lo a um nível mais internacional”. Mas antes, está ciente de que a bebida fabricada por si, pode ser mais um ponto de atracção para trazer turistas à região que estão ávidos de “inovação e qualidade”.

A receita de um bom gin é ser saboreado “com água tónica, limão e cardamomo”, aconselhou Telma Lúcio. Por outro lado, o target feminino, que está a “consumir cada vez mais”, gosta de algo diferente e prefere juntar “morangos e canela”. A combinação perfeita para os dias quentes de verão no Alentejo.

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