São cinco dias de celebrações, a iniciar já hoje, 25 de julho e até segunda-feira, 29. Os 10 elementos da Comissão de Festas em Honra de Santa Ana, em Safara, este ano, apostou num cartaz surpreendente de bons artistas, mas sobretudo na variedade e que conseguisse “atrair jovens”, como disse Inês Mestre da organização. Também que “preservasse a cultura portuguesa e de festa de baile”.
Expectante para os dias que se aproximam, a jovem natural de Safara adiantou à Planície que o grupo de amigos de longa data, “tem muita vontade de marcar esta festa”, que se concretiza também graças ao apoio dos pais de cada um dos elementos. E querem, principalmente, que a tradição continue e se mantenha e se possível, “inspirar as gerações futuras para que Santa Ana não volte a ter um interregno”.
A continuidade está assegurada por um novo grupo que irá estar aos comandos dos festejos a partir do dia 29 de julho. Por agora, é esperada muita música com “Los Desesperados”, DJ Boss DICI, Classe Operária, Badocha, KX Connections, Luís Trigacheiro, Miguel Azevedo, DJ Rádio Hits, Pedro Pé Leve e DJ Koller Z. No domingo, dia de Eucaristia Dominical e da procissão que honra a padroeira, é altura de prestar uma homenagem a Joaquim Bicho Gonçalves através de um concerto com a Banda Filarmónica Círculo Artístico Musical Safarense.