Serpa – Doada uma peça de época romana ao Museu Municipal de Arqueologia

Segundo informação da Câmara Municipal de Serpa, o Museu Municipal de Arqueologia passou a integrar uma nova peça na sua colecção, resultante de uma doação particular. A oferta, uma cupa, isto é, uma lápide funerária de época romana, em forma de barril, proveniente da zona de Belmeque (Vale de Vargo), onde foi detectada junto a blocos de pedra resultantes de trabalhos agrícolas.

leia também
Futebol – Moura e Serpa iniciam o Campeonato de Portugal a 18 de agosto

A peça pertencia à parte superior de uma sepultura, à qual falta a parte inferior onde estariam as cinzas do defunto, com uma inscrição em latim identificativa do século I d.C. e onde pode ler-se o nome Fausto, falecido aos 25 anos, que seria, “muito possivelmente um escravo ou um elemento da população servil”, admite o Município.

No entanto, o objecto já estaria deslocado do seu local original, uma vez que foi reutilizado para outras funções, eventualmente “como um peso de um engenho”.
Após ser recolhida para as instalações municipais, a cupa foi sujeita a uma limpeza, registo e estudo, num trabalho em articulação com diversos serviços da autarquia, “encontrando-se em exposição na Alcáçova do Castelo de Serpa”.

Scroll to top
Close
Browse Tags