Rede 5G vai chegar a 70 mil pessoas no Alentejo

A rede 5G vai chegar a 70 mil pessoas de zonas remotas do Alentejo, até 2026, graças a um consórcio liderado pela empresa dstelecom, com um investimento estimado de 5,3 milhões de euros, cofinanciado em 75% pela União Europeia.
O projecto “tem a ambição de garantir a implementação de uma panóplia de casos de uso assentes em 5G em zonas remotas do Alentejo, em áreas como a saúde, educação, energia, agricultura, turismo, arte e cultura”, adiantou o consórcio à Lusa.

leia também
Baixo Alentejo – Zero contra a instalação de Central Fotovoltaica

O investimento permite “a cobertura 5G a mais de 70 mil pessoas nesta região”, permitindo melhorar “a qualidade de vida e acessibilidade destas populações, com base na conectividade”, referiu a empresa. Na sua candidatura, o projecto “5G. RURAL” abrange, até ao momento seis concelhos que ainda não foram revelados, mas o objectivo é que chegue a mais Municípios do Alentejo. Orçamentado em 5,3 milhões de euros, o consórcio integra além da dstelecom, a NOS, a Innovation Point e a IrRadiare e conta com um prazo de construção e operacionalização de três anos.

Scroll to top
Close
Browse Tags