Já é conhecido o Ranking das Escolas 2023 dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do ensino básico e secundário. Comparativamente aos anos anteriores, o Agrupamento de Escolas de Moura obteve uma classificação mais positiva. Os dados do Jornal Expresso, mostram que na posição geral a nível nacional, Moura ocupa o lugar 516. De certa forma, esta classificação é vista pelo director do Agrupamento, Rui Oliveira, como “um bom sinal”. Contudo, há ainda um caminho a percorrer nesta distribuição. “É verdade que ainda não estamos muito bem classificados, mas estamos a melhorar”.
O melhor exemplo está demonstrado no ranking ou indicador de sucesso. “Significa que estamos bem classificados (a nível nacional), em 8º lugar”, com o resultado percentual do número de alunos que concluiu o Ensino Secundário “sem nunca reprovar em três anos”, afirmou e destacou a melhoria também nos “resultados do 3º ciclo”.
A “subida considerável” em 2023, com 2022 a situar-se na posição 613, indica que algumas das medidas que a Escola de Moura está a implementar, “estão a surtir efeito”, segundo o director.
Num outro ponto, o ranking de equidade, a classificação também melhorou e foram superadas algumas dificuldades dos alunos com a promoção de um ensino de qualidade, mesmo que em contextos difíceis. Sobre este ponto, o professor de Educação Física explicou que este ranking “é diferente daquele que apresenta resultados “puros e duros”, em que os colégios estão no 1º lugar.
O ponto de partida dos nossos alunos não é o mesmo dos alunos de um colégio em Lisboa ou no Porto, em que os pais têm outras condições”, o que se reflecte nos resultados obtidos pelos estudantes.
“É um trabalho difícil, duro, demora muitos anos, mas fazemo-lo na expectativa de melhorar. É sempre bom ver essa melhoria na escola na perspectiva nacional, mas pouco mais do que isso porque as realidades das regiões são tão diferentes que é impossível fazer uma comparação directamente entre escolas. Os rankings valem o que valem”, clarificou o responsável das Escolas de Moura, Rui Oliveira.