Tal como sempre acontece no calendário religioso das Festas de Moura, a Procissão das Velas, tem início hoje, dia 11 e inaugura as celebrações. Às 22h00, a imagem de Nª. Srª. do Carmo sai da igreja com o mesmo nome, em direcção ao Bairro da Salúquia, acompanhada pelos membros da Comissão de Festas e dos muitos fiéis que seguem pelo cordão da procissão.
O programa organizado pelas Paróquias de Moura, contempla esta procissão e a de domingo, dia 14, em honra da padroeira, às 18h30. Neste mesmo dia, mas às 11h00, acontece a Missa Solene na Igreja do Carmo com transmissão na TVI.
As celebrações da igreja este ano irão sofrer ligeiras alterações conforme avançou à Planicie o Padre José Manuel. “O dia de Nª. Srª. do Carmo é terça-feira, dia 16 de julho, com a Igreja do Carmo aberta durante todo o dia”. Na véspera da data da Santa Padroeira, 15 de julho, “é celebrada a Eucaristia às 19h00 e já de noite, haverá um Manto de Luz no adro da Igreja do Carmo”, para que a protecção divina esteja sempre presente.
Ao falar sobre o programa da igreja, o pároco de Moura e Santo Amador, situou na história a importância da data enquanto “identidade, na medida em que o culto ou a devoção a Nª. Srª. do Carmo poderá não abarcar toda a população de Moura, mas não deixa de tocar toda a população de Moura. Até há quem diga em jeito de brincadeira que todo o mourense é também um Carmelita. Talvez pela proximidade que ainda temos na memória do Hospital (Convento do Carmo), onde muitos de nós nascemos. Esta devoção, proximidade e envolvência que as festas provocam em todos nós com familiares, amigos e conhecidos, faz com que, para além dos festejos, haja também um sinal identitários das pessoas da cidade de Moura”.
As celebrações religiosas da Festa de Moura 2024 iniciam hoje, às 22h00.